Valorização das Plantas Aromáticas e Medicinais Silvestres: Gestão sustentável da biodiversidade vegetal e desenvolvimento socioeconómico das zonas rurais do espaço SUDOE.
O ValuePAM é um projecto cofinanciado a 75 % pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder), através do programa Interreg SUDOE (Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu). Tem como objectivo melhorar a gestão, planificação e valorização das Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) e o seu uso como ferramenta de diversificação económica e desenvolvimento sustentável das áreas naturais e zonas rurais do espaço SUDOE.
Para tal, o projecto levará a cabo acções de caracterização das PAM nos espaços implicados, assim como análise de espécies, criação de planos de gestão e diversas experiências piloto.
O projecto incidirá em varias áreas naturais protegidas das regiões SUDOE sócias do projecto: As 24 áreas integradas na RENPA (Rede de Áreas Naturais Protegidos de Andalucía); o Parque Natural do Vale do Guadiana, no Baixo Alentejo; O Parque Natural Regional dos Pirinéus Catalães; O Parque Nacional d’Aigüestortes i Estany de Sant Maurici; o Parque Natural Alto Pirineo e o Parque Natural Cadí Moixeró; e ainda varias áreas naturais incluídas na Rede Natura 2000.
Objetivos específicos:
O projecto irá desenvolver-se em 3 fases:
Data de execução: 2016 – 2018